domingo, 8 de novembro de 2009

O caminho ainda é longo…
























Quando deixo o meu filho na escola, em cada manhã, sempre lhe digo : Amo-te muito … porta-te bem! Mas fico sempre na duvida sobre o que ele entende por “porta-te bem”… e muitas vezes entro no meu carro a pensar nisto… porque todos queremos que os nossos “meninos” sejam, no mínimo, “bem educados” (outro conceito que também não sei se ele compreende bem o significado… pelo menos o significado que eu lhe atribuo e que gostaria de lhe conseguir transmitir, não só com as minhas palavras mas sobretudo com os meus actos).
De facto o que espero do meu filho em cada dia é muito mais do que uma questão de comportamento sossegado ou de uma avaliação da aprendizagem excelente. O que me preocupa diariamente é se estou a conseguir transmitir-lhe os valores necessários para viver em sociedade, respeitando as diferenças e valorizando as pessoas mais do que as “coisas”. Queria tanto prepará-lo para o “Ser” em vez de o preparar apenas para o “Saber” ou para o “Ter”… Por vezes sinto que estou a remar contra a maré … sinal dos tempos!
E no meio destas minhas ansiedades, penso na escola como agente socializador, tal como a família, e como um espaço e um tempo privilegiado de reforço dos direitos (e deveres) humanos fundamentais, e sigo para o meu emprego com alguma tranquilidade porque confio na comunidade escolar ( desde os professores aos colaboradores em geral… porque todos, sem excepção, são importantes para o desenvolvimento e educação das nossas crianças, todos têm aí um papel extraordinariamente importante e fundamental).
Mas ficam sempre grandes questões no ar… quando penso como viverão (n)a escola os(as) meninos(as) de minorias étnicas, de diferentes religiões, com doenças incapacitantes, com famílias que se afastam dos modelos tradicionais ,com origens em países (territorial e culturalmente) distantes e/ou com situações sócio económicas marcadas por pobreza e exclusão social. A nossa escola está preparada? Os manuais de estudo vão ao encontro desta diversidade? A comunidade escolar está sensibilizada (e formada) para esta heterogeneidade? O caminho ainda é longo…
O que espero do meu filho, é o mesmo que espero da escola, da família e de toda a sociedade: que estejamos preparados para participar na construção de um mundo melhor para todos, no qual a abertura á diferença seja uma bandeira e os valores da solidariedade, igualdade, responsabilidade e liberdade sejam um Hino de Amor á própria Humanidade!
Meu filho: Amo-te muito! Porta-te bem! (Pela Humanidade!).


Ana Cláudia Albergaria

Sem comentários: