terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Vestígios da "Intensidades"


O artísta principal e a sua obra.

Acrilicos

Pastel - Dupla Personalidade I e II

Acrilico - Azul e prata

Técnica mista - acrilico, pasta de modelar e serapilheira



Pastel - A Mulher


Acrilico - Planeta azul e verde


Parte do quadro: Fonte Luminosa





e outras mais intensidades!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

EXPOSIÇÃO


A inauguração da minha primeira exposição de pintura correu lindamente, graças á presença de todos os que a visitaram nessa noite.

Agradeço a tod@s, mas especialmente às minhas amigas que foram... incansáveis e maravilhosas, como sempre!
Beijos.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

INTENSIDADES - EXPOSIÇÃO DE PINTURA



No próximo dia 16, sexta-feira, pelas 21.30h vou inaugurar a minha primeira exposição de pintura.Será na Casa Municipal da Cultura de Paranhos e estará patente ao público até ao dia 27 de Fevereiro. Gostaria muito de contar com a presença de todos os meus amigos... e de outros amigos que ainda não tive o prazer de conhecer :).

O nome que dei á exposição foi "Intensidades", porque considero que
cada aspecto da vida tem uma cor e um sentimento associado. Nada do que somos, sentimos e fazemos é indiferente à quentura, ou à frieza, dos tons que povoam a nossa alma. A cada cor um sentimento… a cada sentimento uma tonalidade que fala de nós… e que só se faz ouvir quando construímos, com o coração, aquilo que se permite sentir com intensidade!

Expero por tod@s!!!

Ana Cláudia Albergaria

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Beneficiária... não obrigada!




Beneficiário :
(…) diz-se de quem beneficia de qualquer coisa, duma protecção, duma vantagem, etc. (Novo dicionário da Língua Portuguesa)


Como é bom não beneficiar de nada… meus amigos…o meu grande objectivo na vida passa exclusivamente por nunca vir a ser beneficiária de nada… porque no meu país ser beneficiário significa:

- ter de andar sem sorriso nos lábios – quem sorri muito… e adopta uma postura positiva é porque não tem problemas e então não precisa de beneficiar de nada!

- não poder beber um café na pastelaria… nem ousar comer um bolo… muito menos comprar uma camisola para “estrear” no natal… quem faz extravagâncias destas é porque não precisa de beneficiar de nada!

- ter de olhar o chão quando se passa pelas doutoras para que não reparem que hoje eu pintei os olhos e que hoje me vesti melhor - qualquer forma de beleza e de aprumo não se coaduna com o ideal tipo de beneficiário, quem consegue andar limpo e asseado é porque não precisa de beneficiar de nada!

- ter de esperar meses para conseguir comprar os remédios que preciso para manter uma qualidade de vida abaixo do normal. Porque quem não sabe esperar… quem não é paciente… quem não compreende as dificuldades por que passa o nosso país… nomeadamente a nossa segurança social… é porque não precisa de beneficiar de nada.

- ter de abrir periodicamente a porta “às doutoras” para inspeccionarem a minha casa, para verem se a limpo devidamente e se tenho o frigorifico cheio ou vazio. Porque quem tem o frigorifico meio-cheio e a casa pouco aprumada é porque não precisa de beneficiar de nada! E quem tem a casa aprumada também não, porque é suposto que o beneficiário não saiba cuidar de si nem da sua casa. Se tem o frigorifico cheio e a casa aprumada então é porque não precisa, mesmo, de beneficiar de nada!

- ter de aceitar coisas que nunca vou usar… porque se recusar o que me dão é porque não preciso de beneficiar de nada!

- ter de esconder que comprei um brinquedo para o meu filho no natal… e que o deixei comer a caixa de bombons toda num dia, porque quem tem dinheiro para comprar um brinquedo no natal e quem não dá alimentos saudáveis às suas crianças, não precisa de beneficiar de nada!

- Ter de pagar o vidro que o meu filho partiu no recreio da escola, porque o filho de uma beneficiária faz isso com maldade, enquanto o filho dos que não beneficiam de nada fazem isso por acidente ou em defesa pessoal! Quem tem crianças que fazem asneiras é porque não as sabem educar ou porque as estragam com mimos e por isso não precisam de beneficiar de nada!


- Ter de estar fechada em casa porque estou desempregada. Porque quem sai para a rua e está desempregada anda sempre a passear em vez de trabalhar ... se vai para casa... não faz nada... por isso também não precisa de beneficiar de nada!


Ser beneficiário no meu país é isto e muito menos… é, antes de mais nada…ter de agradecer, sempre! Agradecer muito… a toda a hora… agradecer mesmo quando não beneficie, objectivamente, de absolutamente nada que contribua para a dignificação da pessoa humana, que, quer queiram ou não, também sou!

O meu sonho é nunca vir a precisar de beneficiar de nada!
Ana Cláudia Albergaria